Notícias

RFI Arabians, Campeões da Breeders Cup 2017!

Pela segunda vez o RFI Arabians venceu o mais cobiçado título de criação do Cavalo Árabe no Brasil, a Breeders Cup (ou Copa dos Criadores), exposição ocorrida em 17 de setembro de 2017 no recinto Marco Zero em Araçoiaba da Serra, São Paulo.

A Breeders Cup reúne todos os anos os melhores criadores do Brasil, que competem com os seus até 4 melhores produtos obrigatoriamente de criação do expositor. Esses cavalos são julgados por um grupo de juízes que conferem notas aos animais. O criador vencedor da Breeders Cup é aquele que consegue somar maior nota na somatória dos seus três cavalos mais pontuados.

Fizeram parte do time vencedor da Breeders Cup os seguintes animais, condicionados por nossos preparadores Fábio Silva e João Ortiz e apresentados por Dejair Silvestre:

RFI Faahara AlMaktub (Quasim CRH x RFI Fayara El Shiraz)

RFI Sawari (Excalibur EA x RFI Sophie AlMaktub)

RFI Faenza AlMaktub (Quasim CRH x Fire Glory)

RFI Splendor (El Tino x RFI Sophie AlMaktub)

Abaixo trechos da entrevista concedida pelo criador Rodrigo Forte a Revista Cavalo Árabe:

"Sinceramente eu não esperava vencer a Breeders esse ano, pois era em minha opinião a mais disputada dos últimos tempos, com número recorde de criadores e cavalos, lembrando que cada criador não pode competir com mais de quatro cavalos. Foi uma exposição muito bonita e disputada. A felicidade de vencer é enorme, pois é um prêmio de grande importância na criação nacional e reconhecido mundialmente."

“Vencer a Breeders Cup é a grande coroação para qualquer criador. Sentimo-nos honrados e muito felizes porque de fato a competição é muito grande. O Brasil tem excelentes criadores. Somos uma criação de médio porte bem “boutique”; criamos cerca de 15 a 20 produtos por ano, o que demonstra a nossa consistência e alta qualidade, criando animais competitivos e de alto padrão. Nos últimos 6 anos vencemos 2 vezes e fomos também vice-campeões 2 vezes. Isso mostra a consistência da nossa criação.”

“Nosso programa de criação está baseado nos últimos anos no RFI Maktub, nascido em 1998, um grande reprodutor que infelizmente nos deixou precocemente em 2014. Quando vencemos a Breeders em 2011 tínhamos em pista 3 filhos dele. Agora, vencemos com 4 netos dele, dois pela linha paterna e dois pela linha materna. Isso mostra que a nossa criação está mesmo evoluindo e que o legado que ele nos deixou, tanto de machos, como de fêmeas, é fantástico.” 

“Agradeço muito à minha família e toda à minha equipe por mais esse prêmio. É um trabalho de equipe, de muitos anos, dedicação e foco. E parabéns aos demais criadores, que também apresentaram animais fantásticos.”


Outras informações:

Juízes:

Cindy Reich – EUA

Corky Sutton – EUA

Koenraad Detaillieur – Bélgica

 

Resultado Final:

1º. RODRIGO FOZ FORTE

2º. LUCIANO CURY

3º. HARAS SAHARA LTDA

4º. CARANDA EMPREEND AGROPEC LTDA

5º. FORM TRIPLE R AGROPEC LTDA

6º. TONI SALLOUM

7º. LEANDRO DE AGUIAR

8º. SANDRA LUCIA PLATZECK OLIVEIRA

9º. RACH STUD AGROPECUARIA LTDA

10º. FABIO ALBERTO AMOROSINO 

Compartilhar: