Detalhes do Animal

Shiraz El Jamaal

Shiraz El Jamaal Puro Sangue Árabe

  • Registro : BRSB 30.132
  • Pelagem : Castanha
  • Sexo : Macho
  • Nascimento : 11/01/1996
  • Cobertura : Valor sob consulta
Compartilhar:

Comentários

Adquirido em 1996 aos seis meses de idade e morto em 2016, Shiraz El Jamaal foi reprodutor completo, tendo sido responsável por um grande salto de qualidade da criação do Haras Santo Antonio da Bela Vista.

De criação do Haras Meia Lua, de Maria Helena Ribeiro Perroy, Shiraz El Jamaal era filho de um dos reprodutores mais importantes da criação mundial, *Ali Jamaal, Campeão Nacional Americano e Canadense e pai de inúmeros campeões nacionais dos E.U.A., Canadá, Brasil, e de países da América Latina e Europa.

Shiraz El Jamaal uniu a beleza de sua linhagem paterna com a funcionalidade e estrutura da sua linhagem materna, pura polonesa. Sua mãe, *Satyna, era filha do famoso reprodutor *Etat, um dos maiores campeões de corridas na Polônia e pai de vários campeões na Europa. O que mais chama atenção é a sua linhagem materna, pela descendência direta de 5ª geração de Lalage, mãe do famoso Aladdin, Campeão Nacional Americano e um dos maiores reprodutores da criação mundial de todos os tempos.

A produção de Shiraz aliou beleza e funcionalidade, e foi reconhecida pela alta qualidade, homogeneidade e movimentação dos seus produtos. Shiraz é pai de um dos dois principais grupos de matrizes da criação RFI, as quais vêm produzindo animais de nível internacional, com destaque para RFI Fayara El Shiraz (x Fire Glory), que através do cruzamento com RFI Maktub, produziu RFI Farid, um dos melhores reprodutores mundiais da atualidade, o Campeão Nacional RFI Faruk AlMaktub, hoje um dos reprodutores da criação RFI, e a multipremeada RFI Fantina AlMaktub, também na reserva do haras. 

Na performance e no enduro, destacaram-se: RFI Maruk El Shiraz (por Van Miss Cognac), Campeão Nacional 2.005 em English Pleasure Estreantes, Novos e Expositor, e exportado para os Estados Unidos, RFI Singular Shiraz, reconhecido como o melhor cavalo de English Pleasure da atualidade no Brasil, com vários títulos nacionais (entre eles dois Senior e dos Open), e RFI Cintia El Shiraz (por RFI Cyntilation), melhor animal de enduro do Brasil em 2.009 pelo ranking da Federação Brasileira de Enduro Esquestre. 

(Comentários de Rodrigo Foz Forte, criador e juiz oficial da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe)