Detalhes do Animal

RFI Leticja

RFI Leticja Puro Sangue Árabe

  • Registro : BRSB 37.769
  • Pelagem : Tordilha
  • Sexo : Femêa
  • Nascimento : 02/04/2002
Compartilhar:

Comentários

*** RFI Leticja foi vendida para o amigo e criador José Antonio Jacovas de Porto Alegre/RS no Leilão Haras Canaã & Convidados, realizado em 23 de outubro de 2013 ***

Vídeo de RFI Leticja: http://vimeo.com/76087717

RFI Leticja é uma das poucas filhas do reprodutor de linhagem pura russa *Neschnij, reconhecidamente um grande avô materno.

Seu pai *Neschnij é filho de uma das mais importantes matrizes da criação européia e mundial de todos os tempos, Neschi, que se sagrou Campeã Mundial em 1.978, além de ter produzido outros três campeões europeus, todos irmãos inteiros de *Neschinj (por Neman): Nascha, Negresco e Nadir I, que também foi Reservado Campeão Mundial no Salon du Cheval em Paris. O pai de *Neschnij, Neman, de criação do Tersk Stud (Rússia), é filho do famoso Nabeg em filha de Aswan e teve seus melhores produtos com filhas de Kilimandscharo, como é o caso de Neschi. Chama atenção no pedigree de *Neschnij o fato dele possuir três vezes o nome de Aswan, uma vez pela linhagem paterna e duas pela linhagem materna. Aswan é o grande ícone da criação russa.

A mãe de RFI Leticja é a pura polonesa *Lewitacja Rach, nascida na famosa criação americana Lasma Arabians e importada para o Brasil pelo Haras Ilha da Chapada – RACH. *Lewitacja Rach é uma das duas únicas filhas de Cognac no Brasil, um dos mais reconhecidos filhos do imortal Bask e cavalo que sagrou-se Campeão Nacional Americano e Canadense de Park Horse, modalidade de alta performance. Cognac produziu vários campeões nacionais nos E.U.A., Canadá e de Scottsdale. A mãe de *Lewitacja RACH, *Libia, é uma das aristocratas da criação brasileira, tendo produzido filhos e netos campeões nacionais. *Libia, por sua vez, é filha do Reservado Campeão Nacional Americano *Czeremosz.

Com uma genética muito rara e especial, RFI Leticja reúne as grandes qualidades de seus pais. É incrivelmente bonita, feminina, elegante, com muito tipo árabe e uma movimentação exuberante.

RFI Leticja é mãe de RFI Lorenzo, que foi selecionado pelo Haras Santo Antonio da Bela Vista, como possível sucessor de seu pai RFI Maktub.

(Comentários de Rodrigo Foz Forte, criador e juiz oficial da ABCCA – Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe)