Detalhes do Animal

*Neschnij

*Neschnij Puro Sangue Árabe

  • Registro : BRSB 10.874
  • Pelagem : Alazã
  • Sexo : Macho
  • Nascimento : 14/02/1984
  • Cobertura : Valor sob consulta
Compartilhar:

Títulos

  • 01/02/1987 - Top Ten Cavalo com Michael Byatt - Scottsdale Arabian Horse Show
  • 01/12/1988 - Top Ten Cavalo - Exposição Nacional do Cavalo Árabe
  • 01/12/1988 - Campeão Nacional - Prova em Liberdade - Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Comentários

*Neschinij
14/02/1984 - 04/12/2010

*Neschnij foi oriundo de uma das mais famosas criações de cavalos árabes da Europa, o Gestut Gut Alemich, de Sylvia Garte-Ehlert, Alemanha. Após ter ganho vários shows em seu páis de origem, incluindo o Grande Campeonato na famosa exposição de Aachen, foi enviado posteriormente para os Estados Unidos para campanha através das mãos de Michael Byatt. Seu principal resultado de campanha foi o concorrido Top Ten Cavalo de Scottsdale em 1.987. Neste mesmo ano, foi adquirido por Cláudio Bardella para ser o reprodutor chefe de sua criação no Brasil, o Haras Canapuan.

Ao chegar, foi direcionado às pistas e sagrou-se em 1.988 Top Ten Nacional Cavalo e Campeão Nacional na Prova em Liberdade; quem esteve presente recorda-se que foi uma das mais belas demonstrações de beleza de um cavalo árabe já vista.

*Neschnij era um reprodutor de linhagem única. Puro russo, era filho de uma das mais importantes matrizes da criação europeia e mundial, Neschi, que sagrou-se Campeã Mundial em 1.978, além de ter produzido três Campeões Europeus, todos irmãos inteiros de *Neschinj (por Neman): Nascha, Negresco e Nadir I, que também foi Reservado Campeão Mundial no Salon du Cheval.

Seu pai, Neman, de criação do Tersk Stud, na Rússia, era filho do famoso Nabeg em filha de Aswan e teve seus melhores produtos com filhas de Kilimandscharo, como era o caso de Neschi.

Chama atenção em seu pedigree o fato de possuir três vezes o nome de Aswan, uma vez pela linhagem paterna e duas pela linhagem materna. Aswan é o ícone da criação russa.

*Neschnij foi adquirido pelo Haras Santo Antonio da Bela Vista em 2.001 para cumprir um importante papel: reforçar ainda mais o padrão de refinamento, beleza, refinamento e funcionalidade. Foi cruzado com as principais éguas base do haras e produziu um dos dois mais relevantes grupo de matrizes da criação RFI, as quais vêm produzindo animais de altíssima qualidade, principalmente através dos cruzamentos com RFI Maktub. *Neschnij também nos deixou RFI Agadir (x Ali Kalima), um jovem reprodutor, de rara beleza, que permeará ainda mais o seu sangue na criação RFI e do país. 

*Neschnij nos deixou na madrugada de 04/12/2010 devido a alguns problemas da sua própria idade, com 26 anos e quase 10 meses de idade.

(Comentários de Rodrigo Foz Forte, criador e juiz oficial da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, e apaixonado por *Neschnij...)